O que é Fisiatria?

Muitas pessoas ficam surpresas quando são encaminhadas para um(a) médico(a) Fisiatra.

 

Frequentemente sou questionado por meus pacientes em uma consulta inicial: o que faz um médico Fisiatra?

A Especialidade

Quando optei por essa especialidade (ainda um aluno na Faculdade de Medicina da USP) confesso que fiquei bastante confuso. Naquela época, o contato dessa especialidade durante a graduação médica estava restrita a uma única aula teórica.  Mesmo assim fiquei curioso e fui me informar. 

Descobri um novo olhar da medicina e entendi que de uma forma geral a Fisiatria é uma especialidade que tem como objetivo recuperar ou melhorar a funcionalidade de um indivíduo e proporcionar uma melhor QUALIDADE DE VIDA aos pacientes que possuem algum tipo de deficiência física, que pode variar desde uma dor em coluna lombar até a dificuldade para caminhar após um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O nosso objetivo nem sempre é a CURA, mas sim proporcionar aos nossos pacientes maior autonomia  em suas atividades da vida diária.

Surgimento da especialidade

A idéia da Fisiatria como especialidade médica surgiu pela iniciativa de um médico norte-americano, Dr. Frank H. Krusen. Mas foi na década de 40 que ganhou maior importância devido ao grande número de pacientes que retornaram da II Guerra Mundial com alguma deficiência física. 

Logo, a fisiatria não é uma especialidade NOVA na medicina, mas sim pouco divulgada (principalmente no Brasil) seja pelo pequeno número de especialistas ou poucos centros de reabilitação existentes.

Este cenário tem mudado nos últimos anos devido ao crescente número de pacientes com alguma deficiência física e também pelo aumento na expectativa de vida da população brasileira. 

O que trata o Médico Fisiatra?

O médico fisiatra trata pacientes com acometimento em diversos órgãos e tecidos do nosso corpo, como o cérebro, medula, nervos, ossos, articulações, ligamentos, músculos e tendões. 

Além de diagnosticar e prescrever medicamentos e órteses, também realiza procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da dor, como por exemplo infiltrações intra e extra-articulares, bloqueio de nervos periféricos e pontos gatilhos, e bloqueio de pontos motores com toxina botulínica para o tratamento de distúrbios do movimento.

O médico fisiatra gerencia o tratamento de reabilitação em conjunto com uma equipe multi-disciplinar de forma individualizada de acordo com as demandas específicas do paciente, de crianças à idosos.

Agende sua consulta pelos telefones: (11) 3031-2718 | (11) 93269-3108

© 2019 por Rafael Hossamu Yamauti